Ajuda de custo

Quem pode solicitar?

Aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Ufes poderá solicitar auxílio financeiro para realização de atividades de caráter técnico-científicas, didático-pedagógicas (acadêmicas), esportivas e culturais, desde que relevantes à sua formação acadêmica e exercidas em representação da Ufes.

A solicitação deverá ser encaminhada por intermédio do Coordenador de Curso ou do Professor Responsável/Professor orientador, será avaliada pelo diretor de Centro e possivelmente aprovada pela Reitoria.

Esta ajuda financeira terá caráter excepcional e poderá ser concedida, total ou parcialmente, ou indeferida.

A solicitação deverá ser encaminhada, no mínimo, com 15 (quinze) dias de antecedência à realização da atividade/evento.

Serão consideradas para efeito de avaliação e aprovação da solicitação:

  1. A natureza e relevância das atividades como instrumento de formação acadêmica e capacitação discente, vinculadas prioritariamente ao Projeto Pedagógico do curso (PPC);
  2. A qualidade do trabalho a ser apresentado no evento;
  3. A relevância atribuída à participação do aluno na representação da Ufes.

Não serão concedidos mais de 2 (dois) auxílios financeiros, por ano, a um mesmo aluno para participação em evento.

Só serão aceitas solicitações de auxílio financeiro para participação em evento nacional, sem apresentação de trabalho, quando o solicitante for convidado oficialmente para nele atuar.

Não será concedido auxílio financeiro a aluno que pretenda comparecer a quaisquer tipos de eventos na categoria de participante (ouvinte).

 

Como solicitar?

Os pedidos deverão ser individuais e formalizados pelo próprio aluno, não sendo concedido auxílio financeiro coletivo (no caso de coautoria na elaboração do trabalho).

O aluno deve entregar na SIC os seguintes documentos:

  1. Solicitação do aluno;
  2. Horário Individual atualizado;
  3. Carta Convite/Documento comprobatório da aceitação do trabalho a ser apresentado, expedido pelos organizadores do evento;
  4. Programa do evento;
  5. Cópia do trabalho a ser apresentado no evento podendo ser aceitos, em casos excepcionais e a critério do Diretor de Centro e da Reitoria, resumos da apresentação;
  6. Justificativa do Coordenador de Curso ou do Professor Responsável/Professor Orientador para apreciação do Diretor de Centro explicitando a relevância da atividade/evento no processo de formação e capacitação do aluno em relação ao curso ou disciplina a que esteja relacionado a atividade/evento;
  7. Folha de pagamento digitada, assinada e carimbada pelo professor responsável (não pode ser manuscrita).

Não será permitido qualquer tipo de auxílio aos alunos que tenham prestação de contas pendente em relação a outro auxílio que tenha sido concedido por esta Universidade.

A solicitação de auxílio financeiro deverá ser devidamente justificada quando o deslocamento estiver previsto para finais de semana e feriados.

Poderá ser concedido auxílio financeiro para custeio de despesas relativas à:

  1. Passagem de ônibus, quando não for possível usar o transporte/veículo da UFES, e, se for o caso, após constatação da necessidade, passagem aérea;
  2. Taxa de inscrição no evento nacional;
  3. Estadia/hospedagem;
  4. Alimentação.

O valor do auxílio não poderá, por dia, ultrapassar o valor de uma diária correspondente ao tipo 1 da classificação D, definido pela legislação vigente.

Auxílio financeiro a alunos que realizarem atividades na qual o deslocamento for de apenas 01 (um) dia será de 1/5 (um quinto) do valor da diária.

IMPORTANTE: O aluno deverá apresentar uma conta bancária válida para o recebimento do auxílio, ou seja, conta corrente ativa, no nome e CPF do aluno. O recebimento em contas poupança só é possível na Caixa Econômica Federal.

Recomendamos a leitura, pelo solicitante, da Resolução 50/2013 - CUn e da Resolução 34/2014 - CUn.

 

Como prestar contas?

O aluno contemplado com o auxílio financeiro deverá, obrigatoriamente, prestar contas para até 30 (trinta) dias após o evento, para isso, deve entregar na SIC os seguintes documentos:

  1. Relatório de Viagem;
  2. Documento que comprove a sua efetiva participação no evento, com descrição do nível de participação;
  3. Anuência do professor responsável.

O Coordenador de Curso ou Professor Responsável/ Professor Orientador responderá solidariamente pela prestação de contas do aluno, podendo ser aplicadas sanções previstas na legislação vigente.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910